terça-feira, 21 de setembro de 2010

Terça Fundo do Baú - ER - Plantão Médico

 Oi gente.
Essa semana trago o famoso ER - Plantão Médico.



ER (conhecido no Brasil como Plantão Médico é um premiado seriado de televisão norte-americano criado pelo escritor  e ex-médico Michael Crichton. É produzida pela Constant c Productions e pela Amblin Entertainment em associação com a Warner Bros. Television Production, Inc. A série mostra o cotidiano dos médicos e enfermeiras que trabalham numa sala de emergência do Country General Hospital, um fictício hospital de Chicago, Illinois.
ER é o mais longo drama médico americano de todos os tempos. Seu primeiro episódio foi ao em setembro de 1994 na NBC. No Brasil já foi transmitido pelos canais abertosRede Glob e SBT, pelo pago Canal Sonye atualmente vai ao ar pelo canal a cabo Warner Chanal.
ER iniciou nos EUA a décima quinta e última temporada em setembro de 2009.

O roteiro de ER foi originalmente escrito para ser um filme, dirigido por Steven Spielberg. Porém, durante as fases iniciais de pré-produção, Spielberg perguntou a Michael Crichtin qual era o seu projeto atual. Crichton disse que ele estava trabalhando num romance sobre dinossauros e DNA. Spielberg parou tudo que estava produzindo para filmar este projeto, que acabou se tornando no filme Jurassic Park. Posteriormente, ele retornou a ER e ajudou a desenvolver o seriado, sendo creditado como produtor na primeira temporada e oferecendo conselhos.
Devido à falta de tempo e dinheiro para construir um set, o episódio piloto foi filmado num hospital verdadeiro, o Linda Vista Community Hospital, que se encontrava inativo na cidade de Los Angeles. Depois da aprovação do piloto, um set foi construído aos moldes do antigo hospital nos estúdios da Warner Bros. em Burbank, Califórnia. Apesar de ser filmada em outro estado, muitas cenas exteriores da série são rodadas na cidade de Chicago ao longo das temporadas.
Michael Crichton escreveu o script que se tornou o episódio piloto em 1974. Ele era baseado em algumas de suas experiências trabalhando num pronto-socorro. Nos comentários inclusos no DVD da 1ª temporada, Crichton diz que o script se manteve intacto desde a sua roteirização, vinte anos antes. A Dra. Susan Lewis era para ser um homem no roteiro original, porém, a mudança exigida pelos produtores de mudar o sexo da personagem não alterou os diálogos previamente escritos. Os produtores também decidiram que o Dr. Peter Benton deveria ser afro-americano, mesmo que ele não tenha sido escrito dessa maneira. O roteiro original teve que ser encurtado em aproximadamente vinte minutos para poder "caber" num bloco de duas horas para transmissão.
Michael Crichton, criador da série, faleceu no dia 5 de novembro de 2008 de câncer (5 meses antes do término da série).

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:
Free Blog Templates